Olá queridos leitores, clientes, professores e pais.
Bem-vindos a mais um artigo!
Como sabem, a Maria Bolota nasceu a partir do sonho de trazer até vós, materiais, brinquedos e recursos educativos, que estimulem a curiosidade e o desenvolvimento natural das vossas crianças.
E, por isso, seguindo os vossos interesses e dúvidas, no artigo de hoje venho falar-vos um bocadinho sobre alfabetização pelo método Montessori.
Publiquei recentemente uma fotografia da minha caixa de sons Montessori e recebi muitas perguntas sobre como funciona, como se utiliza, para que serve e também perguntas sobre como se processa a alfabetização pelo Método Montessori.
Por isso achei que seria útil, explicar-vos um pouco mais “como funciona” e a minha experiência pessoal.
Começo por dizer que o processo da alfabetização é um caminho longo, que começa MUITO antes da criança conhecer as letras ou começar a escrever!
Maria Montessori acreditava que a criança aprende a ler e a escrever, da mesma forma que ela aprende a falar. É um processo natural.
Se for dada à criança a oportunidade e os estímulos, no periodo certo (período sensível) para a aprendizagem da escrita e da leitura, a criança vai aprender de uma forma natural, leve e prazerosa.
Mas para isso, é necessário utilizar os materiais certos, de forma correta.
Se estivermos atentos e observarmos os sinais da criança, ela vai aprender, etapa por etapa, de uma forma espontânea, a ler e escrever, bem antes dos 6 anos.

Primeiro de tudo…
Os estímulos e atividades, colocadas ao dispor da criança, desde que ela nasce, levam-na, indiretamente, para a aquisição da linguagem e das competências necessárias, para o aperfeiçoamento da sua representação gráfica.
Quanto mais for permitido à criança realizar atividades como “desenhar”, rasgar papel, atividades sensoriais, transferências, plasticina, atividades de vida prática e a torre rosa, mais estará a desenvolver a sua “pega de três dedos”, a orientação da esquerda para a direita e de cima para baixo, a concentração… E menos tempo a criança vai necessitar para desenvolver as competências motoras e cognitivas essenciais para a alfabetização.
Por isso é tão importante não ultrapassar nenhuma etapa.
Mais ou menos aos dois anos e meio/ três as crianças encontram-se num período sensível de perceção fonológica.
Para a ajudar nessa consciência fonológica, existe uma atividade que se chama “Jogo dos sons”.
Para a realizar, é necessário um conjunto de miniaturas de objetos, frutos, entre outros, do quotidiano da criança. Pelo menos uma para cada letra do alfabeto.
E que divertido e viciante é procurar e colecionar estas miniaturas. (Estou a avisar) 😅😂
Colocá-las num armário de gavetas com etiquetas, para além de mais ordenado e prático, é também mais cativante para a criança, que vai gostar de ter sempre a coleção organizada.
Nesta atividade, é apresentada à criança, miniaturas de objetos e, durante essa apresentação, é pronunciado o SOM da letra inicial, do nome desse objeto.
Por exemplo:
Retire uma miniatura de uma gaveta e diga: “Este animal começa com “AAAA”. Podes-me dizer o nome dele?”
A expectativa é que a criança diga “Abelha”.
.
Após uma ou várias semanas, a praticar com diferentes miniaturas, de diferentes iniciais, um objeto de cada vez, pode-se iniciar a segunda etapa deste jogo, que é utilizar dois objetos em cada apresentação.
Mas só se passa para esta segunda fase, quando a criança já está confortável e familiarizada com todas as miniaturas da “coleção”.
Exemplo:
Retire duas miniaturas, de gavetas diferentes e diga:
“Estou a ver um animal que começa com “AAAA”. Podes-me mostrar qual e dizer o seu nome?”
Se a criança pegar no objeto errado, deixe a criança pousar o objeto e repita a mesma pergunta. Se continuar a errar ou tiver dúvida, diga você o nome do objeto. Por vezes acontece a criança errar. Não faz mal.
A etapa seguinte é a introdução de mais objetos… 3… 4… 5… 10 objetos ao mesmo tempo.

No meu móvel, a letra “H” aparece só na última gaveta, porque esta letra é “muda”. Ao pronunciarmos palavras começadas com esta letra, ela não produz qualquer som.
As letras “C, K e Q” estão organizadas numa mesma gaveta, porque o SOM que produzem é o mesmo.
O mesmo acontece com as letras “I” e “Y” e “V e “W”.

Quando a criança já identifica o NOME e os SONS iniciais de todos esses objetos, a criança estará preparada para a 3ª etapa, onde lhe são apresentados os “símbolos” que representam esses sons, ou seja as letras do alfabeto.
Essa apresentação é feita com as letras de lixa.
No método Montessori, não chamamos as letras pelo seu nome. Chamamos as letras pelo som que ela produz (Fonema).
Ou seja, a letra que nós chamamos de “F”, aqui ela é pronunciada com “Ffffffff”.
Isso faz com que a criança lá pelos seus 3/4 anos, já conheça todos os fonemas e já seja capaz de juntar as letras formando palavras.
(Experimente oralmente, pronunciar a palavra “Foca”, devagar, e ouvirá os sons de cada letra)
Não é tão fácil?

O jogo dos sons tem 5 etapas.
As letras de lixa são então introduzidas na 3ª etapa.
Letras de lixa, são placas de madeira, com a letra em relevo, com textura de lixa, para que possamos apresentar à criança todas as letras de forma sensorial.
A criança traça com os seus dedos, cada letra, enquanto ela pronuncia o som que ela produz.
Na quarta etapa do jogo dos sons, a criança deve associar a letra de lixa ao objeto e pronunciar o som da letra inicial.
A criança deve praticar por um bom tempo as letras de lixa (6 meses a um ano, dependendo da criança).

Quando a criança já conhece os fonemas iniciais, do meio e finais de uma palavra, já tem então condições entrar na 5ª etapa doo jogo dos sons, onde é introduzido o próximo material Montessori, que é o alfabeto móvel.
Nesta fase ela já terá a capacidade de pegar num objeto do jogo dos sons e ir ao alfabeto móvel buscar cada uma das letras para formar a palavra.
Quando adquirir essa capacidade, fechamos então o ciclo do “Jogo dos sons”.
Gostaram?
Espero muito que tenham gostado e que vos tenha sido útil.
Se gostaram, deixem o vosso comentário! Se tiverem pergunta, deixem-na aqui nos comentários. 🤩
No próximo artigo, falarei um pouco mais sobre a fase seguinte, que é a escrita e a escolha do tipo de letra para escrever… Imprensa maiúscula, minúscula ou cursiva?
O que vos parece? 🤔😘