Cursiva OU Imprensa? Que letra usar na alfabetização?

Olá bolotas. Sejam muito bem-vindos a mais um artigo do nosso blog.

Começo por dizer que me deixa de coração cheio, as vossas mensagens e interesse em saber mais sobre a alfabetização pelo método Montessori.

Recebi muitas solicitações sobre qual é, na minha opinião, o “melhor” tipo de letra a utilizar na alfabetização da criança, quais os materiais Montessori utilizados na área da linguagem e como utilizá-los.

Devo dizer-vos que sinto o peso da responsabilidade em cada linha que escrevo e uma enorme alegria por poder, de alguma forma ajudar-vos a entender melhor, e forma simplificada, “Como tudo funciona”.

Espero com estes artigos, conseguir “plantar a sementinha” e dar-vos uma introdução ao tema, tentando ajudar-vos a que se divirtam muito, neste caminho da alfabetização.

Depois de feita a introdução do jogo dos sons e de serem apresentados os sons iniciais de todas as letras à criança, e ela já dominar esses sons iniciais das palavras, pode então apresentar-se as letras de lixa, que vai ser o primeiro material Montessori de escrita. (Por volta dos 3 anos e meio)

É nesta fase que começa a conexão dos sons aprendidos anteriormente, com a sua representação gráfica, através deste material.

Desta forma a criança aprende as letras através dos sentidos, graças so relevo do material.

Visualiza a letra e sente o seu traçado com o dedo indicador e o médio. Movimentos que a vai preparar, de forma natural, para a escrita futura.

Este material deve ser apresentado da seguinte forma:

Numa primeira fase, coloca-se a letra à frente da criança, realiza-se o traçado da letra com os dois dedos, e a seguir diz-se o som dessa letra.

A criança deverá repetir o gesto e som da letra.

Na fase seguinte, poderá realizar a mesma tarefa e associar uma miniatura de um objeto que começa com essa letra.

Na fase seguinte, podem-se apresentar três letras de lixa e pedir para a criança identificar uma delas.

Outra ideia é pedir à criança para guardar as letras na caixa, uma por uma, e pedir-lhe para identificar qual é.

Este material deve ser praticado sem pressa, durante o tempo necessário… geralmente de 6 meses a um ano, dependendo da criança, até que ela esteja preparada para a próxima etapa.

Considera-se que a criança já está preparada para a próxima etapa quando já conhece os fonemas iniciais, finais e do meio da palavra.

Nessa altura, a criança já terá conhecimento suficiente para que lhe seja introduzido o próximo material, que é o alfabeto móvel Montessori.

Pois a criança já conseguirá fazer a associação do som às letras e formar palavras.

Existem várias atividades que se podem realizar em cada etapa do desenvolvimento da criança, com os objetos do jogo dos sons.

Uma delas é precisamente pegar numa miniatura do “jogo dos sons” e escrever o nome do objeto, com o alfabeto móvel.

Depois da criança conseguir identificar todas as letras, associar os objetos às letras e conseguir escrevê-las com o alfabeto móvel, a passagem para a escrita com lápis, acontece de forma natural e espontânea.

Agora… a resposta à pergunta mais colocada…

Cursiva OU Imprensa? Que letra usar na alfabetização?

Quando falamos de escrita, estamos a também a falar de desenvolvimento da motricidade.

O desenvolvimento motor do ser humano, parte de uma motriocidade grossa para a motricidade fina.

Por isso, antes da criança aprender a segurar bem no lápis (que exige uma coordenação motora fina), a criança precisa de desenvolver as articulações anteriores (O pulso, o cotovelo e o ombro) e também a postura e a concentração.

Aos 3/4 anos, as crianças estão em pleno desenvolvimento das linhas horizontais e verticais, passando a demonstrá-las nos seus desenhos.

Por isso, se a criança nesta fase, ainda não tem bem definidos esses traçados mais simples e um movimento de pinça bem aperfeiçoado, como podemos ensinar letra cursiva?

Não podemos! É, na minha opinião, uma pequena “tortura”!

A criança vai ter muita dificuldade, vai dizer que a mão está a doer, perder o interesse e até chorar!

E isso é tudo o que não queremos que aconteça, num processo de aprendizagem, que tem tudo para ser divertido e prazeroso para a criança.

É por isso que, na minha opinião, a letra de imprensa MAIÚSCULA deve vir sempre primeiro.

Porque apresenta maior facilidade para a criança.

Ora imaginem a dificuldade da criança nesta fase… Tem de pensar no que vai escrever, qual a letra que vai escrever e como é que ela se escreve.

Tudo isso ao mesmo tempo.

Se ainda por cima, o traçado da letra complexo, é uma “tortura” para a criança!

As atividades classicas de “pontilhado” (em que a criança passa com o lápis por cima dos tracejados) ou treino do traçado (Movimentos repetitivos de traços retos, zig-zags e mais tarde curvas e ondas), podem ser utilizados para aprimorar os movimentos?

Sim, claro, mas a partir dos 5 anos, mais ou menos, porque normalmente só a partir dessa idade, as crianças adquiriram as competências necessárias para realizar essas atividades com sucesso.

Quando apresentamos qualquer tipo de atividade a uma criança, devemos ter o cuidado de apresentá-la, na altura correta, partindo do princípio que ela terá sucesso na sua realização.

Caso contrário, resultará em crianças stressadas e frustradas, sem necessidade.

A letra cursiva, deve então ser apresentada à criança, por volta dos 6/7 anos de idade.

E a letra de imprensa minúscula?

A letra de imprensa minúscula é, para mim, uma zona cinzenta!

Eu particularmente não gosto. Não finjo que ela não existe… mas considero que complica muito a tarefa, para as crianças que têm dificuldades no seu traçado.

Ora reparem… A criança tenta escrever um “n”.

Se colocar a “perna” um bocadinho maior, vai estar a escrever “h”, por exemplo.

O que pode confuir a criança ao tentar ler.

Por isso, eu aconselho sempre a letra MAIÚSCULA de imprensa e a letra cursiva.

Quando a criança já tem os traçados bem desenvolvidos, a passagem da letra maiúscula de imprensa para a cursiva acontece de forma muito natural e gradual.

Sinais de alerta! ⚠

  • Se a criança estiver a fazer uma atividade para a qual ainda não está preparada, ela vai apresentar uma reação associada. (Fechar a mao oposta com que escreve, contração muscular, fazer caretas, morder a língua ou os lábios, chorar, trocar a ordem das letras…).

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Letra de imprensa para ler… letra cursiva para escrever!

A partir do momento em que a criança já aprendeu a ler, está pronta para aprender a letra cursiva para escrever.

A criança precisa de aprender a letra de imprensa porque o mundo é escrito em letra de imprensa, mas é a letra cursiva que lhe permite um pensamento mais fluido, pois não perde tempo ao retirar a caneta do papel para escrever cada letra! (O que acontece com a imprensa minúscula).

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Espero que tenham gostado,

Se tiverem dúvidas, ou outra opinião, não hesitem em partilhá-las aqui nos comentários.

É que a dúvida de uma pessoa, pode ser a dúvida de muitas.

Um beijinho grande e boa semana!

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