Ao longo do meu percurso formativo, sempre tive interesse por aprendar sempre mais e saber mais sobre vários métodos educativos, para além do tradicional.
Existem muitos e diferentes métodos educativos, cada um deles associado a uma teoria de aprendizagem determinada. Há quase um século, Maria Montessori desenvolveu um novo método educativo baseado num conjunto de ideias prévias. Os objetivos essenciais deste método educativo é ajudar a que se produza nas crianças um desenvolvimento espontâneo, oferecendo uma educação baseada nas suas necessidades e interesses, desfrutando de liberdade e independência física e mental. Para o conseguir, oferece um ambiente preparado para que a criança desenvolva ao máximo a sua curiosidade inata.
Na verdade, na minha opinião pessoal, este é o método educativo mais natural e orgânico possível. Ordem e descoberta são as palavra-chave.
É dar-lhes asas para que voem sozinhos.
Desde que resolvi aprender mais sobre o método Montessori, através de formações, que a Torre Rosa rapidamente ganhou um lugar especial no meu coração, e não demorou muito até adquirir uma.
E hoje senti necessidade de apresentá-la aqui, para que todos a possam conhecer um pouco melhor.
Apesar de parecer uma torre normal à primeira vista, na verdade trata-se de um material didático perfeitamente desenhado e pensado nas suas características de medida, peso, comprimento, volume e cor, para conseguir, de forma manipulativa a aprendizagem algébrica, além de trabalhar aspetos tão diversos como o autocontrolo, a disciplina, a ordem, a autonomia, a criatividade ou a linguagem.
Esta torre é composta por 10 cubos, que vão desde 1cm3 a 1dm3. O maior mede 10x10x10cm e o menor 1x1x1cm, com a altura total de 60cm.
As diferenças de peso oscilam entre 1gr e 1kg.
A peça mais pequena, funciona como elemento de auto-corretivo, uma vez que pode ser utilizada em todos os patamares da torre, para verificar se a montagem foi corretamente efetuada.
.
Sabe porque esta torre é cor-de-rosa?
A cor deve-se às provas que Maria Montessori realizou. Ao apresentar várias torres de diversas cores às crianças, estas dirigiam-se sempre para a cor-de-rosa. Utilizar uma única cor tem como finalidade promover a concentração da criança, focando-a apenas ao tamanho e peso das peças.
Pode começar a ser utilizada desde os dois anos e meio, aproximadamente, tendo em conta que, os cubos maiores e os mais pequeninos podem ser perigosos, por isso, é adequado utilizar apenas os blocos intermédios para tornar o jogo seguro.
Pode ser utilizado na vertical ou na horizontal. Seguido, ou numa bandeja.
A torre rosa complementa-se ainda com os Cartões. Estes servem para fazer correspondencia e facilitando o desenho e criação de figuras, formas e padrões.
.
Cartões esses que recriei para vocês e que disponibilizo para download e impressão aí em casa. 👇😱🥰
.
.
As utilizações deste material são variadas:
- Trabalhar o vocabulário mediante opostos: Grande-pequeno; leve-pesado
- Trabalhar conceitos pré-matemáticos, de comprimento, tamanho e peso, os volumes, a massa…
- Autocontrolo, equilíbrio, coordenação de movimentos e precisão manual. Motricidade fina e grossa. Já que para apanhar os cubos grandes são necessárias as duas mãos, para os medianos, uma mão só e, para os menores, é necessários usar os dedos em forma de pinça.
- Com os cartões, podem-se trabalhar figuras ou inventá-las. Junte outros materiais e trabalhe a criatividade e imaginação.
- É um material sensorial. Veja o vídeo seguinte, onde uma criança é vendada e monta a torre, apenas com o uso da sua percepção tátil.
https://www.facebook.com/ThePinayHomeschooler/videos/1595217703843469
.
Espero que tenham gostado.
Leiam, comentem e deixem perguntas caso tenham dúvidas!
Brinquem, explorem e sejam felizes! 🌈🤩
Nice post. I learn something totally new and challenging on sites I stumbleupon on a
daily basis. It will always be interesting to read content from other authors and use a little something from their sites.
Peculiar article, just what I wanted to find.
Wow, this paragraph is nice, my sister is analyzing these kinds of things, so I am going to tell her.