Schemas/impulsos das crianças
Já se perguntou porque é que o seu filho, deliberadamente, derruba o castelo de blocos, se esconde em pequenas caixas, alinha objetos ou apanha pedras? 🤔
Estes não são “maus comportamentos”, mas sim impulsos NATURAIS, INCONTROLÁVEIS e totalmente NECESSÁRIOS, que fazem parte do desenvolvimento infantil (Chamados de “Schemas”). 🤩
Nas nossas redes sociais, no ano passado, fizemos uma publicação rápida e simples, sobre os 8 principais schemas/impulsos das crianças.
Gostaria de rever rapidamente? Clique aqui
Essas ações permitem às crianças, praticar e perceber como funciona o mundo que as rodeia!
Estar a par desses comportamentos, ajuda pais e educadores de três formas:
1️⃣. A reconhecer e compreender as necessidades das crianças, num determinado momento.
🥈. Preparar o ambiente de aprendizagem, com os materiais que suportem essas necessidades.
3️⃣. Diminuir a frustração de crianças e adultos.
Em resumo, o nosso trabalho enquanto pais e/ou educadores é apoiar esses impulsos, por meio da aprendizagem e do brincar, para garantir a segurança, bem-estar e desensolvimento das nossas crianças!
Na Maria Bolota, focamo-nos nos 8 impulsos mais evidentes nos primeiros anos de um ser humano.
O seu filho gosta de conectar (ou desconectar) coisas? 🔗
Se sim, então provavelmente está a explorar o “Schema” da conexão! 🔩
Aqui ficam 6 brinquedos que o suportam e que farão a delícia dos mais pequenos:
1. Fechos & Trincos
2. Enfiamentos
3. Porcas & Parafusos
4. Connetix tiles
5. Estradas way to play ou carris de comboios
6. Frutas de velcro ou íman, para “cortar” e voltar a unir
💾 Gostou desta publicação?
Deixe a sua opinião 👇🏻